As TIC têm vindo, cada vez mais, a fazer parte do nosso quotidiano. Para além de uma ferramenta de acesso rápido à informação, esta tem-se mostrado um aliado no que respeita à educação. Permite desenvolver competências de trabalho autónomo nos alunos; prática de recolha e organização de informação; abertura ao mundo, entre outras. Todavia, é preciso que a criança esteja apta para seleccionar e filtrar a informação à qual tem acesso e para isso é necessário educa-la nesse sentido.
O mesmo acontece em relação aos media!
A informação que a TV fornece pode gerar na criança pensamentos ambíguos e concepções erradas do mundo real e por isso é necessário educar a criança no sentido de ajuda-la a desenvolver o espírito critico em relação ao que vê na TV e torna-la num leitor televisivo capaz de interpretar e estruturar as suas significações de forma conscienciosa e crítica.
“Saber informar-se e compreender os mecanismos de produção e de difusão da informação exige uma formação específica a que se convencionou chamar educação para os media”.
René de la Borderie
Como forma de aprofundar este tema disponibilizamos as nossas recensões, feitas a partir de textos produzidos pela professora Fernanda Botelho, onde são abordados aspectos essências das aprendizagens na televisão, tipos de narrativa que esta apresenta e literacia televisiva entre outros temas.
Sem comentários:
Enviar um comentário