terça-feira, 15 de junho de 2010

Questão sobre a utilização proficiente da Língua Portuguesa

Segundo Inês Duarte, o que significa ser um “utilizador proficiente da Língua Portuguesa” com vista ao seu desempenho como “profissional competente nesta área”?

nos link abaixo apresentamos as nossas respostas a esta pergunta.

Márcia Saraiva

Soraia Costa

Introdução à Didáctica do Português

No âmbito da Disciplina de Introdução à Didáctica de Português, voltamos a utilizar o nosso blog para expor actividades por nós propostas para o desenvolvimento de competências a nível da compreensão e expressão do oral, consciência fonológica, escrita, entre outras.
Faremos ainda a análise de dois textos do 1º ciclos segundo a Brochura " O Ensino da Escrita: Dimensões Gráfica e Ortográfica"

sábado, 12 de junho de 2010

Leituras Complementares

Márcia Saraiva

Soraia Costa

Actividades Compreensão do Oral

É fundamental que cada aluno, em cada ciclo de escolaridade, desenvolva as competências específicas no domínio do modo oral, correspondente á compreensão e expressão oral.
Compreensão do oral é a capacidade que o aluno tem de atribuir significado a diferentes tipos de discurso oral nas diversas variantes do Português. Esta competência implica que o aluno esteja atento ao discurso e apreenda o conteúdo essencial da mensagem, interpretando-a e identificando pormenores.
O nível de compreensão oral das crianças depende da extensão e diversidade do seu vocabulário passivo e da sua exposição ao grau de formalidade do discurso ouvido.



Actividades Compreensão Oral

Análise de textos do 1º ciclo

A escrita exige a transcrição rigorosa das palavras, o reconhecimento dos grafemas que correspondem aos sons do oral e só com treino e prática em diversas situações é que a criança conseguirá progredir.

Os erros mais frequentes, que surgem durante os quatro primeiros anos de escolaridade, podem ordenar-se em categorias que são: Erros de identificação de fonemas, Fenómenos fonéticos e confusão entre as diferentes formas gráficas de um mesmo fonema.

Texto analisado 1

Textos analisado 2

Actividades de dimensão gráfica e ortográfica

"A escrita é uma actividade com uma complexa dimensão neurológica que controla a aquisição e o desenvolvimento de competências de processamento cognitivo e de competências motoras."

Adriana Baptista, Fernanda Viana e Luís Barbeiro

Aprender as características de um sistema alfabético é uma tarefa difícil para uma criança. A aquisição de formas gráficas é lenta e não é idêntica em todas as crianças, dependendo das experiências vividas e do contacto maior ou menor com o material escrito. É por isso, necessário um esforço da parte do jovem aprendiz para memorizar formas visuais que se assemelham e lhe podem causar confusão, tais como: m,n,u,v,p,q,b,d.

A melhor forma de ajudar a criança nas suas dificuldades é usar as palavras, cuja ortografia é mais problemática, em situações concretas inseridas em contextos variados.

Actividades sobre dimensão gráfica e ortografia

Actividades Consciência fonológica

A consciência fonológica, ou o conhecimento acerca da estrutura sonora da linguagem, desenvolve-se nas crianças ouvintes no contacto destas com a linguagem oral de sua comunidade. É na relação dela com diferentes formas de expressão oral que essa habilidade meta-linguística se desenvolve, desde que a criança se vê imersa no mundo linguístico. As diversas formas linguísticas a que qualquer criança é exposta, vão formando a sua consciência fonológica, entre elas as músicas, cantigas de roda, poesias, jogos orais, e a fala, propriamente dita.

Actividades